Notícias
IX Seminário de Arquivologia acontecerá em setembro na Escola de Ciência da Informação 18/08/2017
Cobertura Fotográfica da Colação de Grau 1/2017 16/08/2017
Cobertura fotográfica da palestra"Arquitetura de Unidades de Informação" 16/08/2017
Relatórios PROGRAD - informações sobre os cursos de graduação 14/08/2017
Professor cubano ministrará aula e palestra em agosto, na ECI 04/08/2017
Inscrições abertas para o PROGRAMA DE APOIO INTEGRADO A EVENTOS 03/08/2017
Curso de métodos e técnicas em pesquisa científica encerra inscrições neste domingo 27/07/2017
PPGCI OFERTARÁ OFICINA GRATUITA EM AGOSTO (inscrições encerradas) 27/07/2017
Em cerimônia de posse na ECI, Terezinha Carvalho de Souza prega coesão, compromisso com a ética e o avanço do conhecimento 04/07/2017
Terezinha Carvalho de Souza assume a ECI com projeto de aprimorar processos de gestão e resgatar memória institucional 03/07/2017
Cobertura fotográfica da palestra ministrada pela escritora e jornalista Soraia Vasconcelos 29/06/2017
PPG-GOC abre processo seletivo em 30 de agosto 23/06/2017
Nova turma do GEI - curso de especialização- terá início em agosto 20/06/2017
Informe: Resultado da Consulta à Comunidade - Escolha de Diretor da ECI 20/06/2017
Graduandos da ECI em visita técnica na Biblioteca do Campus Sáude da UFMG 09/06/2017
Exposição que resgata luta antimanicomial permanece em cartaz até sexta, no mezanino da Reitoria 05/06/2017
OFERTA: curso de Gestão Estratégica da Informação terá nova turma em agosto 30/05/2017
Cobertura Fotográfica da abertura da exposição Follia 16/05/2017
Follia: uma exposição sobre a saúde mental e a luta manicomial 15/05/2017
Cobertura fotográfica do "I Seminário de Educação Museal" 05/05/2017
Mais notícias…
Você está aqui: Página Inicial / Jornada de extensão promove debate entre a relação de tecnologias e problemas sociais

Com o tema Tecnologias e sociedade: contribuições da extensão, a XV Jornada de Extensão da UFMG será realizada nesta quarta-feira, 11 de maio, a partir das 13h30, no auditório Nobre do CAD 1, campus Pampulha.

A expectativa é reunir cerca de 800 estudantes de graduação - até o momento já são cerca de 600 inscritos - que atuam como bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão (Pbext 2016), além dos estudantes voluntários, professores e servidores técnico-administrativos envolvidos em ações de extensão e representantes das comunidades parceiras de programas e projetos.

Para se inscrever basta preencher o formulário disponível neste arquivo on line. A Jornada deste ano voltará a receber bolsistas de extensão do campus Montes Claros, que atualmente desenvolve 140 ações de extensão.

“Uma das questões que orientam a escolha da temática [contribuições da Extensão para o desenvolvimento de tecnologias sociais] diz respeito à noção de que vivemos em uma sociedade da informação, e a tecnologia não é algo que está desconectado de nossa vida social e das instituições. Queremos pensar como essa articulação entre as tecnologias e os problemas da sociedade brasileira têm se dado", analisa a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Claudia Mayorga

Participam da abertura do evento, o reitor Jaime Ramírez, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida e as pró-reitoras de Extensão, Benigna Maria de Oliveira e Claudia Andrea Mayorga Borges. Em seguida, haverá uma apresentação cultural com o grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG, coordenado pelo professor Fernando Rocha.

Relatos de experiências

Um dos pontos altos da Jornada são os relatos de experiências de quatro programas e projetos de extensão que serão apresentados por estudantes e por representantes das comunidades participantes. As iniciativas são das escolas de Engenharia, Enfermagem, Arquitetura e do Instituto de Geociências.

“Queremos, de fato, promover um debate sustentado na pluralidade de vozes que marcam a extensão universitária. Como a extensão é uma dimensão que exige a articulação de diversas experiências, é importante que a comunidade apresente seu ponto de vista e, de alguma maneira, dê o feedback do impacto dessas ações”, defende.

Outro ponto importante da Jornada, salientado pela pró-reitora adjunta de Extensão, é a troca de conhecimentos. “Muitas vezes os estudantes que estão iniciando nessas atividades podem ter ideia de um alcance muito demarcado do seu projeto, do programa no qual ele está inserido, e o encontro, a escuta e o diálogo com outras experiências possibilitam uma ampliação tanto do campo teórico-disciplinar do conhecimento quanto da construção de pontes entre projetos e programas distintos. A Jornada é, pois, uma oportunidade única de propiciar um encontro entre essas diversas experiências”, conclui.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na Diretoria de Política de Extensão pelo telefone (31) 3409-3215 ou pelo email eventos@proex.ufmg.br.

Fonte: Site UFMG

ECI NA REDE