Notícias
III CICLO DE ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO E PRÁTICAS INFORMACIONAIS, DIAS 30/11 E 1/12 29/11/2017
IV Seminário Internacional A Arte da Bibliografia 20/11/2017
Resultado Concurso Professor Adjunto A, Nível I - Área: Fontes de informação: organização bibliográfica, produtos e recursos de informação 10/11/2017
V REPARQ - ENSINO E PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA: cenários prospectivos 06/11/2017
PPGCI ganha prêmio ANCIB 03/11/2017
Prorrogado o prazo das incrições para representação discente na ECI 31/10/2017
Resultado do concurso de Professor Substituto realizado no dia 19/10/2017. 20/10/2017
Edital de seleção para representação discente no D.A 19/10/2017
Candidatos(as) à Reitoria apresentam suas propostas à comunidade da ECI 19/10/2017
Nova edição da revista Perspectivas em Ciência da Informação 27/09/2017
Ausê(m)cias, evento do curso de Museologia, vai até amanhã 21/09/2017
Programação do IX SEARQ vai até dia 22 18/09/2017
XXVI Semana de Iniciação Científica 18/09/2017
ECI na Mostra de Profissões 2017 18/09/2017
Ciência da Informação e Belas Artes debatem Exposições de Arte sob Censura 15/09/2017
Vagas de estágio remunerado - Pró-Reitoria de Administração da UFMG (PRA) 12/09/2017
Oportunidade para graduandos em Biblioteconomia 06/09/2017
Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Escola de Ciência da Informação 04/09/2017
Prazo de Inscrições para a Semana do Conhecimento vai até 15 de setembro 29/08/2017
Biblioteca Escolares: liçoes na Flórida é tema de palestra na próxima terça-feira, 29 25/08/2017
Mais notícias…
Você está aqui: Página Inicial / Jornada de extensão promove debate entre a relação de tecnologias e problemas sociais

Com o tema Tecnologias e sociedade: contribuições da extensão, a XV Jornada de Extensão da UFMG será realizada nesta quarta-feira, 11 de maio, a partir das 13h30, no auditório Nobre do CAD 1, campus Pampulha.

A expectativa é reunir cerca de 800 estudantes de graduação - até o momento já são cerca de 600 inscritos - que atuam como bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão (Pbext 2016), além dos estudantes voluntários, professores e servidores técnico-administrativos envolvidos em ações de extensão e representantes das comunidades parceiras de programas e projetos.

Para se inscrever basta preencher o formulário disponível neste arquivo on line. A Jornada deste ano voltará a receber bolsistas de extensão do campus Montes Claros, que atualmente desenvolve 140 ações de extensão.

“Uma das questões que orientam a escolha da temática [contribuições da Extensão para o desenvolvimento de tecnologias sociais] diz respeito à noção de que vivemos em uma sociedade da informação, e a tecnologia não é algo que está desconectado de nossa vida social e das instituições. Queremos pensar como essa articulação entre as tecnologias e os problemas da sociedade brasileira têm se dado", analisa a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Claudia Mayorga

Participam da abertura do evento, o reitor Jaime Ramírez, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida e as pró-reitoras de Extensão, Benigna Maria de Oliveira e Claudia Andrea Mayorga Borges. Em seguida, haverá uma apresentação cultural com o grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG, coordenado pelo professor Fernando Rocha.

Relatos de experiências

Um dos pontos altos da Jornada são os relatos de experiências de quatro programas e projetos de extensão que serão apresentados por estudantes e por representantes das comunidades participantes. As iniciativas são das escolas de Engenharia, Enfermagem, Arquitetura e do Instituto de Geociências.

“Queremos, de fato, promover um debate sustentado na pluralidade de vozes que marcam a extensão universitária. Como a extensão é uma dimensão que exige a articulação de diversas experiências, é importante que a comunidade apresente seu ponto de vista e, de alguma maneira, dê o feedback do impacto dessas ações”, defende.

Outro ponto importante da Jornada, salientado pela pró-reitora adjunta de Extensão, é a troca de conhecimentos. “Muitas vezes os estudantes que estão iniciando nessas atividades podem ter ideia de um alcance muito demarcado do seu projeto, do programa no qual ele está inserido, e o encontro, a escuta e o diálogo com outras experiências possibilitam uma ampliação tanto do campo teórico-disciplinar do conhecimento quanto da construção de pontes entre projetos e programas distintos. A Jornada é, pois, uma oportunidade única de propiciar um encontro entre essas diversas experiências”, conclui.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na Diretoria de Política de Extensão pelo telefone (31) 3409-3215 ou pelo email eventos@proex.ufmg.br.

Fonte: Site UFMG

ECI NA REDE