Nova Data do curso sobre “Organização e Tratamento da Informação” 18/04/2017
Palestra "Espionagem no mundo sem fronteiras" 06/04/2017
Associação de Bibliotecários de Minas Gerais oferece curso na ECI 04/04/2017
Cobertura fotográfica da Jornada de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária 04/04/2017
5ª edição da Jornada de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária 28/03/2017
II Semana do Bibliotecário realiza atividades até dia 24, sexta-feira 22/03/2017
Evento do PPGCI 13/03/2017
Recepção de calouros 1/2017 13/03/2017
Programação marca o início das atividades acadêmicas do PPGCI em 2017 08/03/2017
Colação de Grau 2017 06/03/2017
Curso de especialização será ofertado no primeiro semestre 22/02/2017
Disponibilização das Atas 17/02/2017
Era uma vez 43 anos do Carro-Biblioteca 09/02/2017
Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia será na ECI em 2017 23/01/2017
Autores que entram em domínio público em 2017 05/01/2017
Nota da Congregação da Escola de Ciência da Informação/UFMG em reunião do dia 16 de dezembro de 2016 16/12/2016
"Bate-papo" na I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 25/10/2016
Até quinta-feira, 27, acontece o VII Seminário de Arquivoligia da ECI 25/10/2016
Quarta palestra da "Jornada de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária" está disponível online 20/10/2016
Projeto de extensão da ECI está entre os selecionados para etapa final do 19º Encontro de Extensão 18/10/2016
Mais notícias…
Você está aqui: Página Inicial / Jornada de extensão promove debate entre a relação de tecnologias e problemas sociais

Com o tema Tecnologias e sociedade: contribuições da extensão, a XV Jornada de Extensão da UFMG será realizada nesta quarta-feira, 11 de maio, a partir das 13h30, no auditório Nobre do CAD 1, campus Pampulha.

A expectativa é reunir cerca de 800 estudantes de graduação - até o momento já são cerca de 600 inscritos - que atuam como bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão (Pbext 2016), além dos estudantes voluntários, professores e servidores técnico-administrativos envolvidos em ações de extensão e representantes das comunidades parceiras de programas e projetos.

Para se inscrever basta preencher o formulário disponível neste arquivo on line. A Jornada deste ano voltará a receber bolsistas de extensão do campus Montes Claros, que atualmente desenvolve 140 ações de extensão.

“Uma das questões que orientam a escolha da temática [contribuições da Extensão para o desenvolvimento de tecnologias sociais] diz respeito à noção de que vivemos em uma sociedade da informação, e a tecnologia não é algo que está desconectado de nossa vida social e das instituições. Queremos pensar como essa articulação entre as tecnologias e os problemas da sociedade brasileira têm se dado", analisa a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Claudia Mayorga

Participam da abertura do evento, o reitor Jaime Ramírez, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida e as pró-reitoras de Extensão, Benigna Maria de Oliveira e Claudia Andrea Mayorga Borges. Em seguida, haverá uma apresentação cultural com o grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG, coordenado pelo professor Fernando Rocha.

Relatos de experiências

Um dos pontos altos da Jornada são os relatos de experiências de quatro programas e projetos de extensão que serão apresentados por estudantes e por representantes das comunidades participantes. As iniciativas são das escolas de Engenharia, Enfermagem, Arquitetura e do Instituto de Geociências.

“Queremos, de fato, promover um debate sustentado na pluralidade de vozes que marcam a extensão universitária. Como a extensão é uma dimensão que exige a articulação de diversas experiências, é importante que a comunidade apresente seu ponto de vista e, de alguma maneira, dê o feedback do impacto dessas ações”, defende.

Outro ponto importante da Jornada, salientado pela pró-reitora adjunta de Extensão, é a troca de conhecimentos. “Muitas vezes os estudantes que estão iniciando nessas atividades podem ter ideia de um alcance muito demarcado do seu projeto, do programa no qual ele está inserido, e o encontro, a escuta e o diálogo com outras experiências possibilitam uma ampliação tanto do campo teórico-disciplinar do conhecimento quanto da construção de pontes entre projetos e programas distintos. A Jornada é, pois, uma oportunidade única de propiciar um encontro entre essas diversas experiências”, conclui.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na Diretoria de Política de Extensão pelo telefone (31) 3409-3215 ou pelo email eventos@proex.ufmg.br.

Fonte: Site UFMG

ECI NA REDE