Free Theme for Plone
Personal tools
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Abertas inscrições para a primeira edição do Sisu 2015; UFMG oferece 3.565 vagas

Abertas inscrições para a primeira edição do Sisu 2015; UFMG oferece 3.565 vagas

"Estudantes que participaram do Enem 2014 e que tenham obtido nota superior a zero na redação podem concorrer a uma das 3.565 vagas nos cursos de graduação da UFMG, com entrada no primeiro semestre de 2015, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que recebe inscrições a partir desta segunda-feira, 19, com encerramento na quinta-feira, 22, às 23h59.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2014. A seleção é automática. Ao final do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas), e indica os selecionados. As notas de corte serão divulgadas nos dias 20, 21 e 22 de janeiro.

O resultado do Enem é utilizado como critério de ingresso na UFMG e em outras 127 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Juntas, elas oferecerão, na primeira edição de 2015, 205.514 vagas, distribuídas em 5.631 cursos.

Reserva de vagas
O candidato deverá, no ato da inscrição do processo seletivo, fazer opção pela modalidade de vagas à qual deseja concorrer na primeira edição do Sisu 2015. Para este ano, a UFMG reservou, nas duas edições, 2.392 das 6.279 vagas ofertadas em seus cursos presenciais de graduação, o que corresponde a 37,5% do total.

No Vestibular de 2013, quando a UFMG adotou pela primeira vez o sistema de cotas, foram reservadas 912 vagas (13,67%) das 6.670 ofertadas. No ano passado, a Universidade atingiu 25% das cotas, devendo concluir a meta de 50% das vagas reservadas para alunos oriundos de escolas públicas em 2016.

Critérios
Podem concorrer às vagas reservadas os estudantes que cursaram o ensino médio inteiramente em escola pública no Brasil, além daqueles que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de testes de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Além das vagas de ampla concorrência, são oferecidas quatro modalidades de reserva de vagas que contemplam os seguintes perfis:

- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

- Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

- Candidatos que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

Mais informações podem ser encontradas no site do Sisu, na página Sisu UFMG ou obtidas pelos telefones (31) 3409-4588 ou 3409-4162."

Fonte: Site UFMG

This is Schools Diazo Plone Theme