Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos da graduação em Arquivologia e Biblioteconomia visitam o Tribunal de Justiça de Minas Gerais

A visita guiada foi realizada no último dia 20 de abril; Na ocasião, os alunos do 7º período de Arquivologia e de Biblioteconomia puderam conhecer o funcionamento da gestão documental no TJMG

Na última quarta-feira, 20, os alunos do 7º período de Arquivologia e de Biblioteconomia da ECI fizeram uma visita guiada ao setor responsável pela gestão documental do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A atividade, extra sala de aula, integra a disciplina Tópicos em Informação e Cultura D - Fontes de Informação Jurídica, ofertada aos dois cursos de graduação e ministrada pelo Profa. Marina Cajaíba.

Os alunos foram recebidos na Escola Judicial Edésio Fernandes, pelo Diretor-Executivo de Gestão da Informação Documental do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, André Borges Ribeiro. Foi realizada por André uma apresentação detalhada sobre o funcionamento da gestão documental que o TJMG adota. Soluções buscadas para adequação de terminologias e organização dos documentos desenvolvida pela equipe do setor de gestão de documentos foram enfatizadas na apresentação do diretor executivo.

Ao decorrer da visita, o Coordenador de Documentação e Biblioteca do TJMG, o bibliotecário Thiago Israel Simões Doro Pereira, destacou os serviços realizados pelo setor que coordena e os desafios que a equipe enfrenta diariamente no atendimento às demandas informacionais do judiciário no estado de Minas Gerais. Como exemplo de iniciativa bem sucedida, buscando solucionar os problemas que o setor enfrenta, Thiago destacou a criação da Biblioteca Digital do TJMG.  Esta possibilitou um maior acesso e controle de informações acerca das 296 comarcas situadas no estado de Minas Gerais.

A bibliotecária de referência do TJMG, Denise Maria Ribeiro Moreira, coordenou os alunos na visita à biblioteca do Tribunal e também ao Palácio da Justiça. O Palácio é uma construção centenária,  localizada na Avenida Afonso Pena, na zona central de Belo Horizonte. No prédio encontra-se uma magnífica escadaria metálica importada da Bélgica no início do século XX.  No local acontece exposições museológicas, resgatando a Memória do Judiciário Mineiro, e julgamentos semanais no salão dos desembargadores, sempre às terças e quintas-feiras.