Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de Museologia apresentaram trabalhos de pesquisa na XXIV Semana de Iniciação Científica da UFMG

Evento fez parte da programação da Semana do Conhecimento; Duas alunas tiveram trabalhos selecionados para apresentação na reitoria

Seis trabalhos de pesquisa foram apresentados na ECI, no dia 20 outubro, dentro da XXIV Semana de Iniciação Científica da UFMG. Os trabalhos acadêmicos foram desenvolvidos por graduandos do curso de Museologia.  Os alunos apresentaram seus trabalhos à comissão julgadora composta por professores da escola.

Dentre as pesquisas apresentadas estão: “Museologia – Identidade Culturais e Gestão do Conhecimento Patrimonial”, da aluna Daniela Luísa Fernandes Barbosa com orientação da Profª Cátia R. Barbosa;  “Pessoas com deficiência nos museus: um perfil do público visitante na cidade de Belo Horizonte”, do aluno Carlos Roberto da Fonseca Junior e orientação do Prof. Paulo Roberto Sabino; “Avaliação Museológica nos Espaços da Rede de Museus da UFMG”, do aluno Wagner Lucas e orientação da Profª Letícia Julião;  “Museu e Historicidade”, da aluna Joanna Guimarães Fernandes e também orientação da Profª Letícia Julião; “Temporalidades do patrimônio na cidade: apropriações da Praça da Liberdade, Praça da Estação e Rua da Bahia, em Belo Horizonte”, da aluna  Aline Damasceno Santana com orientação do Prof. Luiz Henrique Assis Garcia e “ Raridades em contexto: objetos como agentes mediadores na coleção de Johan Maurits Van Nassau-Siegen (América-África-Europa, Séc. XVII)”, da aluna Carolina Vaz de Carvalho e orientação do Prof. Rene Lommez Gomes.

Dois trabalhos, dentre os apresentados na ECI, foram selecionados para uma avaliação externa à escola, que aconteceu com uma nova apresentação dos trabalhos, no saguão da reitoria, no dia 22 de outubro. As alunas Aline Damasceno Santana e Carolina Vaz de Carvalho foi quem tiveram seus trabalhos selecionados.

XXIV Semana de Iniciação Científica

Os trabalhos de pesquisa foram selecionados de acordo com a relevância que apresentam quanto ao tema pesquisado no campo da Museologia.  Em sua vigésima quarta edição a Semana de Iniciação Científica é um momento em que as pesquisas possam circular além das unidades acadêmicas onde são produzidas. Para Carolina, que teve seu trabalho selecionado para apresentação na reitoria, a importância da Semana é “por ser um evento que acontece em toda a UFMG e, também, é uma ocasião para as pesquisas serem vistas por pessoas que não estão envolvidas diretamente com o tema específico de estudo.” Carolina complementa que a Semana “é especialmente importante para os alunos de graduação, cuja participação em eventos acadêmicos muitas vezes é restrita”.

A Semana de Iniciação Científica possibilita o intercâmbio entre pesquisadores e suas pesquisas, no âmbito da UFMG. Aline Damasceno, que também foi selecionada para apresentar seu trabalho na reitoria, salienta que “o ponto mais importante da Semana é a troca de saberes, isto é, o dialogo com diversos pesquisadores sobre diferentes temas, as sugestões que nos é colocada durante a nossa apresentação e principalmente as críticas que são realizadas em cima da nossa pesquisa, visando contribuir para a construção do nosso trabalho, tornando-o mais rico”.

Dessa forma, o evento proporciona um “momento onde se pode descobrir o que é atual dentro do campo de pesquisa. E também instigar os interesses dos alunos em conhecer, de modo mais aprofundado, determinado tema de pesquisa abordado nos trabalhos”, destacou Aline.

Para Carolina, além da oportunidade de apresentar seu trabalho para um público maior, que não seja só da ECI, o evento pode estimular outros alunos a desenvolverem pesquisa. “Espero que a seleção de dois trabalhos de iniciação científica de alunas da Museologia incentive colegas do curso a se engajarem na atividade de pesquisa”, conclui a graduanda em Museologia.