Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Apresentação do Centro de Educação à Distância aos professores e técnicos administrativos da ECI

Nesta tarde de quarta-feira, 23, o diretor do CAED (Centro de Apoio à Educação a Distância) Prof. Wagner José Corradi Barbosa, apresentou o funcionamento do centro e as atividades que ele oferece.  A palestra aconteceu no Auditório Azul da ECI e foi voltada aos professores e técnicos administrativos da unidade.

Atualmente, a UFMG possui cursos de graduação na modalidade de educação à distância nos pólos em cidades do interior de Minas Gerais, além de especializações e outros cursos.  Buscando a adoção dessa modalidade, mesclando-se com o ensino presencial, ofertando disciplinas de graduação online, Wagner enfatizou o objetivo da instituição em incorporar a educação à distância no ambiente educacional da UFMG. “Nossa proposta é ajudar os cursos de graduação da universidade a adotarem 20% de educação semipresencial em suas grades curriculares”, afirmou o diretor do CAED.

Como forma de exemplificar aos professores e técnicos administrativos, os modelos e métodos utilizados para criar conteúdo, disciplinas ou cursos, utilizando a plataforma online, Wagner mostrou gráficos e estudos realizados no Departamento de Física da UFMG, a partir da experiência em ofertas de disciplinas na modalidade à distância. “O aluno ao realizar a matrícula escolhe se pretende a modalidade presencial ou semipresencial (online) de determinada disciplina, ofertada em ambas as modalidades. A disciplina, independente da modalidade que será cursada, equivale à mesma quantidade de créditos”, explicou Wagner, que ainda salientou a importância, independente da modalidade presencial ou semi, do aluno estudar a mesma quantidade de horas, seja nos momentos das aulas ou no pós-aula, com tarefas e pesquisas.

WEBINAR

Como forma de capacitar os professores para usar a plataforma Moodle, utilizada na educação à distância, o CAED realiza webconferência, previamente agendada, para ensinar de forma dinâmica o passo a passo para utilizar a plataforma, desenvolvendo, inserindo e gerenciado conteúdo. Assim, busca-se capacitar professores interessados em utilizá-la, seja como atividade complementar para atividades em sala de aula, com desenvolvimento de exercícios, testes, chats, fóruns,etc., ou ofertando disciplinas online e cursos de extensão.

LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EAD

Com o laboratório, o CAED pretende estabelecer-se como importante centro de desenvolvimento de materiais didáticos e oferta de disciplinas e cursos online. Para isso, professores serão capacitados, primeiramente no Webinar e posteriormente no laboratório. Durante os 4 primeiros meses será realizada capacitação a distância, com o desenvolvimento da primeira unidade do curso/disciplina. Após, nos 6 meses posteriores, será realizado o desenvolvimento do restante do curso/disciplina sob orientação da equipe do CAED. Atualmente, o centro possui 8 profissionais capacitados para essas funções.

Os conteúdos utilizados nas disciplinas online possuem o mesmo conteúdo dos materiais das disciplinas idênticas ofertadas na modalidade presencial. O que os diferencia é a forma como o conteúdo é apresentado para aluno na modalidade EAD. “O livro para a disciplina ofertada na modalidade à distância é adaptado devido às particularidades de aprendizagem que o EAD apresenta. Os livros e apostilas são divididos por aulas e não por capítulos. O aluno também recebe um guia para auxiliar nos estudos”, salienta o diretor do CAED.

Os materiais produzidos no laboratório e utilizados pelo CAED são disponibilizados gratuitamente aos alunos, previamente matriculados nos cursos e/ou disciplinas ofertadas à distância. O Prof. Wagner também falou quanto à utilização dos produtos/conteúdos desenvolvidos pelo CAED e a possibilidade de instituições privadas adquirirem conteúdos mediante pagamento para a UFMG.

O Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para EAD é um curso voltado aos professores e técnicos administrativos com interesse em produzir e ofertar curso e/ou disciplina na modalidade à distância. Os interessados em participar devem demonstrar interesse ao diretor de sua unidade de lotação, o qual manifestará ao CAED a demanda.

O Prof. Wagner salienta que os assuntos em relação à quantidade de alunos que podem se matricular em cada disciplina à distância, dentre outros em relação à oferta, deverão ser estabelecidos em conversa com os chefes de departamento e diretor da unidade. “Cada turma possui sua especificidade, com isso, cada chefia de departamento poderá discernir quanto a melhor estrutura a ser adotada para a oferta online”, afirmou Wagner.

A intenção, segundo o diretor do CAED, é que o centro sirva como um processador, disponibilizando ferramentas e capacitando profissionais para utilizá-las de maneira eficiente na oferta de conhecimento, em forma de cursos e disciplinas à comunidade acadêmica na modalidade EAD.

Contato CAED:

www.ead.ufmg.br