Free Theme for Plone
Personal tools
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Carlos Alberto Araújo e Adalson Nascimento assumem diretoria da Escola de Ciência da Informação

Carlos Alberto Araújo e Adalson Nascimento assumem diretoria da Escola de Ciência da Informação

Os professores Carlos Alberto Ávila Araújo e Adalson de Oliveira Nascimento assumirão na próxima segunda-feira, 3 de novembro, os cargos de diretor e vice da Escola de Ciência da Informação (ECI). A solenidade de posse terá início às 17h, no Auditório Azul da Unidade. O evento, que terá a presença do reitor Jaime Ramirez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida, foi transmitido ao vivo.

A proposta central da nova gestão, de acordo com Carlos Araújo, é que as quatro áreas abrigadas pela Escola – Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia – trabalhem em cooperação cada vez mais estreita, “com respeito à diversidade de linhas de pensamento”. Ele enfatiza que a ECI deve tirar proveito de sua configuração institucional singular, extraindo os benefícios científicos da convivência entre os cursos. O diretor eleito diz ainda que a realização de grandes eventos na escola será oportunidade para “apresentar nossas propostas no cenário internacional”.

A nova gestão estará atenta também, de acordo com Carlos Araújo, à continuação das obras de reforma, que incluem a instalação de um elevador, a construção de laboratórios e a reorganização do espaço, sobretudo na área dos gabinetes.

Carlos Alberto Ávila Araújo (em foto de Foca Lisboa) é graduado em Jornalismo, mestre em Comunicação Social e doutor em Ciência da Informação pela UFMG. Fez pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É líder da linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Integrou as comissões de desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos cursos de Arquivologia e Museologia da ECI. Carlos Alberto foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin) e é editor adjunto da revista Perspectivas em Ciência da Informação. Atua nas áreas de epistemologia da CI – e suas relações com a arquivologia, a biblioteconomia e a museologia –, estudos de usuários da informação e biblioteca escolar. Publicou recentemente Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível (editora Briquet de Lemos).

Adalson de Oliveira Nascimento é graduado em História (licenciatura e bacharelado), mestre em História e doutor em Educação (linha de pesquisa História da Educação) pela UFMG. Com experiência na área de Arquivologia e História, ele atua principalmente nas áreas de arquivos permanentes, organização de arquivos, arquivos escolares e universitários, memória, história política e história da educação.

Fonte: Site UFMG

This is Schools Diazo Plone Theme