Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Espaço do Conhecimento Homenageia professoras eméritas da UFMG em exposição na Fachada Digital

Dentre as 28 homenageadas, 2 são da Escola de Ciência da Informação

Entre os dias 8 e 31 de março, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe a exposição “Mulheres e suas muitas trajetórias: homenagem às professoras eméritas da UFMG” em sua Fachada DigitalMobilizada pelas comemorações do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a exposição trará fotos de 28 professoras eméritas da UFMG e poderá ser vista entre as 18h e 22h na Fachada Digital do museu, na Praça da Liberdade, nº 700.

O título de professor(a) emérito(a) é concedido aos docentes aposentados que se destacaram nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e na administração universitária. Dentre as homenageadas estão  duas docentes da Escola de Ciência da Informação, as professoras Maria Marta de Carvalho e Ana Maria Athayde Polke.

Para Ana Flávia Machado, Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, o reconhecimento da importante atuação das mulheres na produção do conhecimento ainda é um tema que precisa mobilizar a atenção das instituições e da sociedade e, nesse sentido, a homenagem às professoras eméritas se mostra muito apropriada. “A trajetória bem-sucedida dessas mulheres é para nós, professoras e professores da UFMG, uma referência. Em um mundo, onde ainda o protagonismo feminino é pouco reconhecido, nossas 28 homenageadas espelham o trabalho árduo de tantas outras milhões de mulheres que se dedicam às mais diversas atividades. Por intermédio dessa exposição de fotos na Fachada Digital, homenageamos a inserção feminina em todas as modalidades dos saberes e fazeres”, comenta.

A Fachada Digital

A fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por um material vítreo especial, o que transforma o edifício numa grande tela de projeção. Todas as noites, imagens que unem arte, ciência e experimentação são exibidas na fachada, numa interface entre o Espaço e a Praça da Liberdade. Estes painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando à rua e à cidade a experiência do conhecimento proposta pelo Espaço.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Fonte: Site Espaço do Conhecimento UFMG