Free Theme for Plone
Personal tools
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposição idelizada por alunos da Museologia explora as relações entre a UFMG e a cidade

Exposição idelizada por alunos da Museologia explora as relações entre a UFMG e a cidade

 

Será aberta na próxima terça-feira, 24, a exposição UniverCidade Coleciona, idealizada por alunos do Curso de Museologia da UFMG. A mostra explora as relações estabelecidas entre a Universidade e Belo Horizonte, com base no conceito de cidade e no ato de colecionar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                  Missa realizada no campus Pampulha, no início das obras da Cidade Universitária, em maio de 1946

                         DP-PRA / Intervenção na fotografia: Matheus Brisola-Estúdio Lampejo

                                      

De acordo com os organizadores, a cidade é constantemente feita, desfeita e refeita, e carrega, além do concreto, aquilo que é intangível: sonhos, desejos, afetos, interesses, memórias, histórias e disputas. O trabalho expográfico põe os alunos em contato com o trabalho denso e prático da montagem de exposições, que abrange da concepção até a realização.

 

Idealizada por alunos do sexto período do curso de Museologia, a mostra é resultado de produção acadêmica no âmbito das disciplinas Exposição Museográfica I e II e Conservação em Museus I e II, lecionadas, respectivamente, pelas professoras Verona Segantini e Ana Panisset.

 

Eixos
UniverCidade Coleciona apresenta três temáticas: a primeira, Universidade imaginada e construída, explora os planos e projetos para o campus universitário, desde a fundação da Universidade, em 1927. Reúne desenhos arquitetônicos, maquetes e fotografias que documentam a construção da “cidade universitária” da UFMG.

 

O segundo eixo, Patrimônio e coleção, conta com objetos e registros de coleções artísticas, científicas e bibliográficas da Universidade, desenvolvidas por professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

 

A terceira temática, Apropriações, propõe uma reflexão sobre apropriação dos espaços planejados e construídos da UFMG.

 

O acervo artístico que compõe a mostra está sob a guarda da Biblioteca Central, da Escola de Belas Artes, da Fafich, da Face, da Fale, do Centro de Memória da Engenharia, do Departamento de Projetos da Pró-reitoria de Administração, do herbário do ICB e do Museu de História Natural e Jardim Botânico.

 

A exposição permanecerá aberta ao público de 25 de maio a 10 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, no mezanino da Reitoria da UFMG, campus Pampulha. A entrada é gratuita.

 

Fonte: site UFMG

This is Schools Diazo Plone Theme