Free Theme for Plone
Personal tools
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposição Ressignificações (livros, homens, animais e coisas) com diversas obras de Miguel Gontijo. O Curador da exposição é o Professor da ECI, Paulo da Terra Caldeira.

Exposição Ressignificações (livros, homens, animais e coisas) com diversas obras de Miguel Gontijo. O Curador da exposição é o Professor da ECI, Paulo da Terra Caldeira.

"A Biblioteca Central da UFMG recebe, de 06 de novembro a 15 de dezembro de 2014, a exposição RESSIGNIFICAÇÕES (Livros, Homens, Animais e Coisas), com diversas obras de Miguel Gontijo. A abertura da mostra será nesta quinta-feira (6 de novembro) às 19h, no Saguão da Biblioteca.

Na exposição, páginas de enciclopédias são usadas como telas para o trabalho do artista plástico Miguel Gontijo. Integram ainda a mostra quinze telas que levam o observador a imaginar que se encontra em um gabinete de curiosidades da época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e XVII.

Além disso, o apreciador da exposição poderá se sentir em um laboratório de ciências biológicas, de botânica ou de zoologia, tendo em vista a apropriação e o uso que Miguel Gontijo faz de elementos dessas áreas em suas telas, tais como animais, pássaros, folhas de árvores, partes de esqueletos, entre outros.

“É nesse ambiente efervescente que todos esses elementos reprocessados, na inquieta e fervilhante imaginação e mente do pintor, podem descortinar, para alguns admiradores, situações que provocarão surpresa, prazer, admiração, êxtase e, em outros, desalento, estranheza, desconforto e até perplexidade”, afirma o curador da exposição, professor Paulo da Terra Caldeira.

Miguel Gontijo é historiador e filósofo, além de artista plástico, e recebeu em 2011 o Prêmio Mário Pedrosa, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, em reconhecimento ao seu trabalho e à contemporaneidade de sua linguagem.

A exposição RESSIGNIFICAÇÕES (Livros, Homens, Animais e Coisas) poderá ser visitada a partir do dia 6 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, no saguão da Biblioteca Central.

Clique aqui para conferir algumas fotos no Facebook.

 Fonte: Site da Biblioteca Universitária

 

This is Schools Diazo Plone Theme