Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gestão de arquivos pessoais será discutida hoje em evento no Auditório Azul da ECI

"O tratamento arquivístico de acervos pessoais de pesquisadores e professores – como cadernos de campo, anotações, livros, projetos para solicitação de apoio a agências de fomento, roteiros de aula e recursos didáticos – será discutido nesta quinta-feira, 21, no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação (ECI), no 2º Ciclo de Palestras da Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG.

Com o tema Acervos pessoais na Universidade, o evento contará com palestra, debate e mesa-redonda, que reunirão pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e representantes das três instâncias da UFMG que vivem cotidianamente o desafio de atuar como gestores dos registros da memória institucional da UFMG: a Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq), a Rede de Museus e Espaços de Ciência e o Sistema de Bibliotecas.

De acordo com o diretor da Diarq, professor Renato Venâncio, assim como outras entidades brasileiras, a UFMG tem o desafio de elaborar e implantar uma política institucional para seus acervos, entre os quais aqueles produzidos e recebidos no exercício das atividades-fim – ensino, pesquisa e extensão.

“É necessário prever formas de identificar esses documentos e determinar aqueles que serão recolhidos para guarda permanente”, observa. Em sua opinião, além de criar na Universidade uma estrutura para preservar e dar acesso a esses acervos, é necessário que ocorra “uma mudança da cultura institucional, que defina claramente “no que consistem os documentos pessoais e os institucionais”.

Renato Venâncio adverte que tal política depende de “um profundo debate interno à comunidade universitária e de intercâmbios de experiências, perspectivas e propostas de políticas institucionais” com órgãos da própria UFMG, como a Rede de Museus e Espaços de Ciências e o Sistema de Bibliotecas, e com outras instituições. “Convidamos representantes da USP para apresentar nesse encontro as políticas institucionais em curso na área”, completa.

Aberto ao público, o evento será realizado das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail info@diarq.ufmg.br."

Fonte: Site UFMG