Free Theme for Plone
Personal tools
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Manhã de Recepção aos Calouros

Manhã de Recepção aos Calouros

 

A recepção aos calouros dos cursos de Biblioteconomia e Museologia da Escola de Ciência da Informação aconteceu na manhã de hoje, 2 de agosto, no Auditório Azul da ECI. Estiveram presentes o Diretor da Escola de Ciência da Informação, professor Carlos Alberto Ávila Araújo, os professores Lígia Dumont e Luiz Henrique Assis Garcia, respectivamente representantes do colegiado de Biblioteconomia e Museologia, a chefe da Biblioteca da ECI, Maianna Gisele, e o chefe do setor de informática, Luiz Henrique Loureiro.

 

Primeiramente, o Diretor da ECI, Carlos Alberto, frisou a felicidade em receber os novos alunos e a importância de cada um ali presente, pois, “a ECI é formada pelos professores, técnicos administrativos e alunos”, afirmou. Após, Carlos apresentou o site da Escola de Ciência da Informação, destacando o conteúdo e as informações que podem ser acessadas a partir do www.eci.ufmg.br.

 

Além disso, também foi destacada por Carlos Alberto, a infraestrutura disponível aos alunos, os cursos de pós-graduação e especialização ofertados pela escola, os programas de extensão, as oportunidades de monitoria e as publicações científicas da ECI. Ao apresentar, por meio do site, o corpo docente da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Carlos destacou a importância dos novos graduandos em acessar a Plataforma Lattes. “No Lattes vocês podem ver todo percurso de cada professor e suas áreas de atuação. Além disso, a pesquisa no Lattes é uma maneira de vocês acelerarem o conhecimento, discernindo quais áreas provavelmente se interessarão para desenvolverem pesquisas.”

 

Hoje, a Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais oferta além do curso de Biblioteconomia, os cursos de Museologia e Arquivologia. Carlos Alberto afirmou que uma das características marcantes da ECI é justamente o diálogo que acontece entre as três graduações. “Vocês certamente irão participar de congressos e encontros da área, onde as pessoas falarão que aqui, na ECI, os três cursos trabalham em conjunto."

 

A professora Lígia Dumont destacou a importância em trabalhar com a informação, já que essa é a ferramenta básica de trabalho do bibliotecário. Além disso, ela apresentou os laboratórios específicos aos alunos de Biblioteconomia e destacou algumas áreas de estudo do curso: fundamentos sociais, organização e representação da informação, etc. Continuando sua apresentação, a professora explanou sobre os campos de trabalho para os bibliotecários e frisou que “todo mundo que gosta e quer trabalhar como bibliotecário consegue vaga no mercado de trabalho. Tudo bem que nossa área não oferece grandes salários, mas, na área das humanidades e ciências aplicadas, o salário do profissional de Biblioteconomia está entre os mais bem pagos.”

 

Subsequente à fala da representante do curso de Biblioteconomia, o professor Luiz Henrique destacou a importância da liberdade atribuída aos graduandos para escolherem o perfil e modelo de graduação a seguir. Dessa forma, ele destacou as possibilidades que a matriz curricular do curso de Museologia oferece aos alunos. “A matriz curricular é o cenário da trajetória acadêmica que vocês podem traçar no curso de graduação”, ressaltou Luiz.

 

A matriz curricular do curso de Museologia apresenta duas possibilidades de integralizar o curso, compostas de Núcleo Específico, com disciplinas obrigatórias e optativas, Formação Complementar e Formação livre. “A UFMG preza pela liberdade e isso, é importante para vocês, que devem saber aproveitar essa oportunidade. Pois, formação universitária não é só assistir às aulas”, salientou o coordenador do curso de Museologia, Luiz Henrique Assis Garcia.

 

Maianna Gisele, servidora da ECI e chefe da biblioteca, apresentou o site da biblioteca da Escola de Ciência da Informação e destacou para os novos alunos, a importância de sempre entrarem no site da biblioteca e acessarem seus emails. “Nós, da biblioteca da ECI, sempre disponibilizamos online e também enviamos por email, informações relevantes quanto ao acervo bibliográfico, cursos e oportunidades para os alunos da escola." Após apresentar a Bilbioteca da ECI, Maianna também explicou à quem as bibliotecas da UFMG estão subordinadas e também disse aos alunos, que a universidade possui uma biblioteca que funciona 24h.

 

A chefe da Biblioteca da ECI também destacou a importância de se preservar o acervo da biblioteca. E ressaltou que, em 2016, a preservação de acervo é o lema de todo o material gráfico produzido e distribuído pelas bibliotecas da UFMG. “ Peço para vocês, nossos novos alunos da ECI, que tenham consciência da importância em preservar os livros. Devemos cuidar do material que a universidade nos oferece, visto que é um bem público”, frisou Maianna.

 

Luis Henrique Loureiro, chefe do setor de informática da ECI, discorreu sobre o uso e  equipamentos de informática à disposição dos alunos. Também esclareceu sobre a criação de logins de acesso à rede de internet da UFMG e da Escola de Ciência da Informação.

 

Representantes do Diretório Acadêmico da ECI também foram convidados a darem às boas vindas aos novos alunos. Eles apresentaram questões específicas ao uso do espaço físico do D.A , produção de cópias de materiais didáticos indicados pelos professores, dentre outros assuntos. Debora Reis, integrante da direção do Diretório Acadêmico, ressalta aos novos alunos que “a nossa política é que vocês ocupem a ECI.”

 

Ao fim, tanto o Diretor da ECI, quantos os professores e técnicos administrativos que  compuseram a mesa, salientaram a importância aos recém chegados alunos, da participação em todas instâncias e orgãos que os graduandos possuem vaga na Escola de Ciência da Informação. Ao fim, Maianna relata que “ao longo dos 4 anos que vocês irão passar aqui na ECI,  possam sair daqui excelentes profissionais. Mas, que sobretudo, saiam pessoas melhores. Pois, a gente tem que usar o conhecimento para formar uma sociedade cada vez mais democrática”.

 

Confira todas as fotos da Recepção de Calouros aqui.

This is Schools Diazo Plone Theme