Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 'Nosso desafio é consolidar avanços', diz novo diretor da ECI

'Nosso desafio é consolidar avanços', diz novo diretor da ECI

Leiam abaixo a matéria divulgada no site da UFMG sobre a cerimônia de posse da nova diretoria da Escola de Ciência da Informação.

"Em cerimônia na Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, na tarde de hoje, 3, os professores Carlos Alberto Ávila Araújo e Adalson de Oliveira Nascimento tomaram posse, respectivamente, como diretor e vice-diretor da Unidade.

Carlos Alberto Araújo ressaltou que, por serem procedentes de uma geração posterior à maioria das conquistas alcançadas pela ECI, a responsabilidade dos novos gestores é ainda maior. “Nós partimos de um patamar evoluído. Por isso, nosso desafio é consolidar os avanços obtidos nas gestões anteriores”, disse.

Em seu discurso, o novo diretor relembrou momentos marcantes da trajetória da ECI, como a implantação dos cursos de pós-graduação e a mudança de nomenclatura da Unidade. “A ousadia de se inspirar nos contextos e se deixar modificar à luz das oportunidades é o principal legado que podemos absorver”, pontuou.

O professor Ricardo Rodrigues Barbosa, que entregou o cargo de diretor, enumerou algumas das transformações ocorridas ao longo da última gestão, como a criação dos cursos de Arquivologia e Museologia e o aumento de 42% no número de professores. Ele também reconheceu o apoio dos servidores técnicos-administrativos, com os quais estabeleceu relação de “amizade, respeito e confiança mútua”.

Compromisso
O reitor Jaime Ramírez se prontificou a apoiar a ECI no encaminhamento de soluções de questões relacionadas à reforma e expansão de sua estrutura física. Segundo ele, também é proposta da Administração Central priorizar a graduação, “levando em conta as necessidades específicas de cada área e os problemas a serem sanados”. Ele acrescentou ainda a intenção de investir de maneira substancial em políticas de inclusão que contemplem as novas demandas e as mudanças no perfil dos alunos.

Trajetórias
Carlos Alberto Ávila Araújo possui graduação em Jornalismo, mestrado em Comunicação Social e doutorado em Ciência da Informação pela UFMG. Concluiu pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua nas áreas de epistemologia da ciência da informação e suas relações com arquivologia, biblioteconomia e museologia; estudos de usuários da informação e biblioteca escolar.

Adalson de Oliveira Nascimento possui graduação e mestrado em História pela UFMG. Tem experiência na área de arquivologia e história, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos permanentes, organização de arquivos, arquivos escolares e universitários, memória, história política e história da educação".

Fonte: Site UFMG