Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nova coordenação do PPGCI apresenta as reformulações do Programa de Pós-Graduação

Na manhã de hoje, 1º de julho, foi apresentado aos alunos, servidores da ECI e interessados em entrar no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, a nova coordenação do PPGCI e a reformulação do Programa de Pós-Graduação.

Na oportunidade, o diretor da ECI, Carlos Alberto, destacou que a escola contará com dois Programas de Pós-Graduação, a partir do segundo semestre de 2016. Após, a mesa foi composta pela profa. Mônica Nassif, coordenadora do PPGCI, até 30/06, profa. Alcenir Soares, atual coordenadora, e o prof. Cláudio Paixão, atual vice-coordenador.

A nova coordenação apresentou ao público presente, no auditório Azul da ECI, a reformulação das temáticas e áreas de interesses. As linhas de pesquisa propostas para serem instituídas no PPGCI são: Memória social, patrimônio e produção de conhecimento; Políticas públicas e organização da informação ; Usuários, gestão do conhecimento e Práticas Informacionais. A profa. Alcenir e a profa. Mônica salientaram que a reformulação ainda vai passar pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG, antes de ser implantada.

Após, os presentes puderam tirar dúvidas em relação à reformulação proposta para o PPGCI, quanto à migração de um Programa de Pós-graduação para outro, no caso o Programa de Pós-Graduação Gestão e Organização do Conhecimento - PPGGOC - , e eventuais questionamentos acerca de disciplinas, bolsas, etc.

Questionada sobre como o aluno deverá proceder, caso queira migrar para o PPGGOC, a profa. Alcenir destacou que a garantia fundamental é que o aluno tenha os direitos dele preservados. A profa. Maria Aparecida Moura, presente na ocasião, destacou a importância do aluno discernir qual programa atenderá suas expectativas, enquanto pesquisador. "O aluno deve ter uma conversa franca com seu orientador e decidir em qual programa ele pretende trabalhar sua pesquisa", frisou a docente.

O diretor da ECI, Carlos Alberto, fechou o evento e afirmou que a proposta é que os dois Programas de Pós-Graduação da escola não estimulem competição entre ambos, mas que se complementem e que abram possibilidades de pesquisas. Para finalizar, Carlos Alberto ressaltou que todas as dúvidas dos alunos poderão ser sanadas nos colegiados de cada um dos Programas de Pós-Graduação, ofertados pela ECI.