Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mestrado e Doutorado do novo Programa de Pós-Graduação da ECI foram aprovados com nota máxima pela CAPES

A  ECI, Escola de Ciência da Informação, teve aprovados na última avaliação da Capes, com nota máxima (5) para o momento de criação, o mestrado e o doutorado em "Gestão e Organização do Conhecimento". As primeiras turmas terão início  no primeiro semestre de 2017.

A pró-reitora de Pós-graduação, Denise Trombert de Oliveira, lembra que a nota 5 é muito pouco comum na criação dos cursos e “reflete o reconhecimento de excelência da proposta e, em especial, a maturidade do corpo docente”.

Novos parâmetros
De acordo com o professor da ECI Mauricio Barcellos Almeida, um dos formuladores da proposta da nova pós-graduação, ao lado da professora Beatriz Cendón, o objetivo é atrair profissionais de diversas áreas para uma formação que integra a computação e as necessidades do ponto de vista dos sistemas de informação.

“A iniciativa desse curso reflete bem-sucedido movimento iniciado nos anos 1990, nos Estados Unidos, e que deu origem às I-schools (escolas de informação). Há novos parâmetros de modelagem para atendimento aos usuários e composição de repositórios com, por exemplo, centenas de papers acerca de determinado tema acadêmico”, diz Almeida. Ele acrescenta que algumas disciplinas da ECI já previam essas necessidades, e alunos da UFMG já trabalham no mercado com esse perfil.

Ainda segundo o professor, o termo organização, no nome do curso, remete a teorias de classificação da informação, em qualquer ambiente; gestão, por sua vez, tem viés mais tecnológico.

Para mais informações acesse o site do novo Programa de Pós-Graduação.

Fonte: Site UFMG