Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Política de acervos para UFMG foi tema do evento

Política de acervos para UFMG foi tema do evento

Deu-se início à discussão e elaboração de uma política de acervos para a universidade

Uma proposta de política de acervos para a UFMG foi apresentada durante a mesa-redonda que fez parte da programação do II Ciclo de Palestras da Diarq, realizada na última quinta-feira, 21, na Escola de Ciência da Informação.

A mesa foi composta e presidida pelo então diretor da Diarq, Prof. Renato Venâncio, pela coordenadora da Rede de Museus, Prof.ª Rita Marques e por Diná Araújo, representante do Sistema de Bibliotecas.

Segundo o Prof. Renato, a proposta de uma política de acervos “trata-se de definir uma política institucional, regulando os procedimentos e as responsabilidades dos diversos órgãos da universidade em relação a acervos externos adquiridos e a uma compreensão clara do que vem a ser os arquivos institucionais e os arquivos pessoais.”

A mesa-redonda contou com a participação de seus integrantes e também do público. As propostas foram apresentadas pelo Prof. Renato, com posterior análise da coordenadora da Rede de Museus, da representante do Sistema de Biblioteca e dos professores e pesquisadores presentes na plateia.

Nas palavras do Prof. Renato, “o que o Ciclo de Palestras discutiu foi a necessidade de políticas institucionais, com procedimentos bem definidos. Por exemplo, em caso de recepção de acervos doados a UFMG, deve-se determinar que essa aquisição seja documentada. Ou então, que seja avaliada pelos três órgãos- Diarq, Rede de Museus e Sistema de Bibliotecas- para definir sua destinação.”

Acesse o site da Diretoria de Arquivos e saiba mais.