Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prazo para submissão de trabalhos para o X EDICIC e para o MERCOSUR 2016 foram prorrogados

Foi prorrogado para o dia 17 de maio, o prazo para o envio de trabalhos para o "X Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación em Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe” ( X Edicic) e para o “XI Encuentro de Directores y X de Docentes de Escuelas de Bibliotecología y Ciencia de la Información del MERCOSUR ( Mercosur 2016)

O tema do X Edicic é “Patrimônio, mediações sociais e tecnologias: diálogos interdisciplinares”. Já o tema do Mercosur 2016 é a "A Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia: desafios e interlocuções em equipamentos culturais"

Mais informações no site do X Edicic

Mais informações no site do Mercosur 2016

X EDICIC

A Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sediará entre os dias 21 e 23 de setembro o “X Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación em Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe”.

O encontro EDICIC é realizado a cada dois anos reunindo pesquisadores das áreas de Ciência da Informação,  Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, com o objetivo de discutir questões relevantes para as áreas, com participantes do Brasil e outros países da Ibero-América, Portugal, Espanha e Caribe.

Com o tema “Patrimônio, mediações sociais e tecnologias: diálogos interdisciplinares”, o evento divide-se em dez áreas temáticas: Comunicação Científica e Estudos Bibliométricos; Docência e os Novos Perfis do Profissional da Informação; Epistemologia da Ciência da Informação e da Documentação; Gestão e Avaliação de Documentos Arquivísticos; Indústria Criativa e Cultural; Mediação Social e Cultura da Informação; Memória, Patrimônio e Dinâmicas Informacionais; Museologia, Informação e Documentação Museológica; Organização da Informação e do Conhecimento; Tecnologias da informação e Gestão do Conhecimento.

MERCOSUR 2016

A Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sediará entre os dias 18 e 20 de setembro o XI Encontro de Diretores e X de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul.

Com o tema "A Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia: desafios e interlocuções em equipamentos culturais", o evento divide-se em sete áreas temáticas: Fundamentos teóricos da Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins; Organização e Tratamento da Informação; Recursos e Serviços de Informação; Gestão de Unidades de Informação; Tecnologias de Informação; Pesquisa em Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins; Práticas e Inovação Pedagógica.

O “Encontro de Diretores” pretende delinear políticas institucionais e proporcionar um espaço de reflexão sobre o Projeto Rede Acadêmica em Biblioteconomia e Ciência da Informação no MERCOSUL, trabalhando, de forma conjunta, na avaliação das grades curriculares. Já o “Encontro de Docentes”, constitui-se como um espaço científico e pedagógico, efetivando a interlocução dos distintos agentes no processo e o desenvolvimento de ações verticalizadas, por meio de diálogo e intercâmbio.

A temática dos eventos tratará da “Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia”, tendo como foco de discussão os espaços de atuação dos egressos, assim como os desafios e interlocuções entre os diferentes equipamentos culturais.

Sobre a ECI

No início da década de 1990 é inaugurado o prédio da Escola de Biblioteconomia que, nos anos 2000, torna-se Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Está localizada no complexo que inclui a Faculdade de Letras e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, no campus Pampulha da UFMG, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

O prédio da ECI possui quatro andares, dividido entre salas de aula, biblioteca, laboratórios, áreas de convivência, setores acadêmicos e administrativos.

Com 66 anos de fundação, a Escola de Ciência da Informação da UFMG possui três cursos de graduação: arquivologia, biblioteconomia e museologia; um programa de pós-graduação strict-senso, em nível de mestrado e doutorado, e um curso de especialização. O curso em nível de mestrado foi criado em 1976, já em nível de doutorado, em 1997.

O programa de pós-graduação em Ciência da Informação possui três linhas de pesquisa: Gestão da Informação e Conhecimento; Informação, Cultura e Sociedade e Organização e Uso da Informação.  Atualmente o programa possui nota seis no Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

É com imenso prazer que toda a comunidade acadêmica e técnico-administrativa da Escola de Ciência da Informação sediará os eventos tão importantes para a discussão, aperfeiçoamento e reflexões.  O MERCOSUR 2016 abordará o diálogo entre  os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação dos países membros e convidados do Mercosul. Já o X EDICIC tem o objetivo de discutir questões relevantes para as  áreas de Ciência da Informação,  Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia,  com participantes do Brasil, Portugal, Espanha e Caribe.

Participe!!