Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professora da ECI lança livro na próxima quinta-feira, 3 de junho

Professora da ECI lança livro na próxima quinta-feira, 3 de junho

O Livro "BIBLIOTECA DIGITAL HIPERTEXTUAL: Caminhos para a Navegação em Contexto", idealizado pela Profa. Dra. Gercina Lima, será lançado na próxima quinta-feira, 2 de junho. O lançamento integra a programação do II Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX, coordenado pela autora da obra.

O livro traz parte dos resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, ao longo dos últimos 12 anos, pelos pesquisadores membros do Grupo de Pesquisa MHTX ‒ Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos. Ao longo de oito capítulos, são apresentados os esforços  em solucionar os problemas de recuperação semântica da informação, a partir de propostas para a navegação hipertextual em contexto, em uma biblioteca digital.

A integração das pesquisas apresentadas, permitiram que o estudo pudesse avançar  além dos anos, de desenvolvimento de pesquisas, que a academia oferece aos alunos de pós-graduação. Os trabalhos possibilitaram aplicação das teorias e técnicas da área de Organização da Informação e do Conhecimento, por meio de protótipos analisados e testados.

Para realizar os trabalhos apresentados no livro, foi necessário buscar aportes teóricos e técnicos em várias áreas do conhecimento, como a Ciência da Computação, a Linguística e a Psicologia Cognitiva. O livro é voltado  para  alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da área.

O lançamento da obra, de autoria da profa. Gercina, membro do corpo docente da ECI, será em frente ao Auditório Azul, no 1º andar da ECI, às 11h30.  Antes, às 10H30, acontecerá a palestra de abertura do II Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX, proferida pelo Prof. Dr. Dagobert Soergel , da University at Buffalo, nos Estados Unidos. O tema da palestra é Knowledge Organization and Information Retrieval: a Research Agenda. A programação do seminário segue até sexta-feira, 3 de junho.