Você está aqui: Página Inicial / Notícias / “Memória do Mundo” recebe propostas para registro de documentos na América Latina

O objetivo é avaliar a incorporação de conjuntos documentais de natureza arquivística, bibliográfica ou audiovisual pertencentes aos países Latino-americanos.

Até 31 de agosto, o Comitê para a América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo (Mowlac) da Unesco receberá proposições de registro de documentos relevantes para a memória coletiva da sociedade latino-americana e caribenha.

O registro confere visibilidade mundial ao patrimônio avaliado e à instituição na qual ele se encontra. "Trata-se de instrumento de reconhecimento do patrimônio bibliográfico e documental de empresas e instituições", afirma a bibliotecária da UFMG Diná Araújo, integrante do Mow-Brasil.

As candidaturas devem ser enviadas em duas cópias nas línguas inglesa e espanhola, no formato de documento, arquivo ou coleção audiovisual. Mais informações sobre a candidatura ao Mowlac 2016podem ser obtidas na página do Comitê.

Programa memória do mundo
O Programa Memória do Mundo foi criado em 1992 com o objetivo de preservar e difundir documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor. A intenção é despertar a consciência coletiva para a importância de se conservar os registros da evolução dos descobrimentos, conquistas e do pensamento da sociedade humana.

Fonte: Site UFMG.