Free Theme for Plone
Personal tools
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reitores latino-americanos discutem normatização de titulações duplas e intercâmbio estudantil

Reitores latino-americanos discutem normatização de titulações duplas e intercâmbio estudantil

Discutir relações e acordos para maior mobilidade e intercâmbio estudantil; Encontro acontecerá na Universidade de Cuyo

O reitor Jaime Ramírez participa nesta sexta-feira, 6, na Universidade de Cuyo (Mendoza, Argentina), da 68ª reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Na pauta, estão temas como o reconhecimento de créditos e títulos acadêmicos para facilitar e ampliar o intercâmbio de estudantes de graduação entre instituições latino-americanas, que foi objeto de documento aprovado recentemente pelo Espaço Latino-americano e Caribenho de Ensino Superior (Enlaces).

Os reitores vão deliberar sobre avanços na implementação de titulações duplas entre universidades da AUGM e sobre projeto de criação de programa de mobilidade para estudantes e docentes com fins culturais, discutido por delegados da Associação em agosto passado. Serão dados informes sobre o Programa Escolas de Verão/Inverno da AUGM, criado recentemente, e sobre convênios celebrados no âmbito da Associação, que se define como espaço acadêmico comum, regional, de cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural.

 

 

Cooperação local e global


Além da AUGM, a UFMG integra outras redes de cooperação universitária, como o Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras (GCUB), no âmbito do qual participou de missão ao Reino Unido, de 27 a 30 de outubro.

agenda oficial do reitor Jaime Ramírez no Reino Unido incluiu visitas a tradicionais instituições de ensino superior do país e participação em encontros de universidades.

Em Londres, o reitor assinou acordos de cooperação acadêmica com o King´s College London e com o Imperial College London. Participou, na Universidade de Manchester, do 7º Seminário Internacional e da 8ª Assembleia Geral do GCUB, entidade formada por 70 universidades brasileiras, sendo 50 federais, 14 estaduais e seis confessionais/comunitárias. A missão do Grupo é fomentar a internacionalização universitária por meio de programas, projetos e ações associadas à cooperação internacional.

Na sexta, 30, Jaime Ramírez participou do 1º Encontro de Reitores Brasil-Reino Unido. Além dos dirigentes das instituições filiadas ao Grupo Coimbra,  representantes de instituições inglesas, como as universidades de Cambridge, Oxford, College London e Imperial College London também compareceram.

Para a professora Míriam Jorge, diretora-adjunta de Relações Internacionais, que participou da missão ao Reino Unido, é possível perceber que grandes universidades europeias “voltam seus olhares para o Brasil, para as universidades do Grupo Coimbra, entre as quais se destaca a UFMG, que já tem várias iniciativas consolidadas de cooperação internacional”.

A professora comenta que, em suas ações de internacionalização, a UFMG adota dois movimentos – de fortalecimento de universidades latino-americanas, por meio de pesquisas e mobilidade estudantil, e de cooperação com outras redes, como o Grupo Coimbra. “Isso sinaliza que a UFMG tem condições de colaborar localmente, no âmbito latino-americano, e globalmente, com instituições de todo o mundo”, diz a professora.

Fonte: Grupo Coimbra
reitor%20em%20manchester.jpg
No Reino Unido, reitor Jaime Ramírez falou sobre experiências de mobilidade da UFMG

 

Fonte: Site UFMG

 

This is Schools Diazo Plone Theme