Free Theme for Plone
Personal tools
Você está aqui: Página Inicial / EXTENSÃO / PROJETO JORNADA DE RELATOS E DEBATES

PROJETO JORNADA DE RELATOS E DEBATES

JORNADA DE RELATOS E DEBATES DA PRÁTICA BIBLIOTECÁRIA

O Projeto "Jornada de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária" é coordenado pelas Professoras Cristina Dotta Ortega e Marília Paiva da Escola de Ciência da Informação.

Apoio: 

Escola de Ciência da Informação (infra-estrutura e divulgação)

Projeto PAIE e Pró-Reitorias Acadêmicas da UFMG

6º Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-6) (divulgação)

Equipe: Caroline Sousa, Solange Macedo, Matheus Aguiar de Carvalho, Jobson Aquino, Jaqueline Gomes

 

Edições passadas:

Equipe de apoio: Izabela Stati Emiliano, Fernando César Gomes, Ingredy Chagas Egg, Mateus Cortês e Nara Xavier.

Email: jornadaderelatos.eci@gmail.com
Acesse o Facebook do Projeto


 Sobre o Projeto

As ações da prática profissional bibliotecária constituem pólo necessário de observação da concretização da área, no que tange às possibilidades de atendimento de demandas sociais por informação, assim como aos modos de sensibilização de novos públicos. Deste modo, as manifestações profissionais existentes são referência importante para a formação de alunos em nível de graduação, para a atualização de profissionais e para um aprofundamento sobre a compreensão da área por parte dos estudantes de pós-graduação e dos pesquisadores.

Além disso, cabe comentar que a atuação bibliotecária tem se mostrado criativa e propositiva, a despeito de algum nível de desconhecimento destas iniciativas, de modo que se torna desejável promover a divulgação destas experiências para que se possa realizar troca de ideias e debates.

O objetivo geral do projeto é o de promover a divulgação de experiências da prática profissional bibliotecária a alunos, profissionais e professores envolvidos com a área, buscando fazer conhecer possibilidades de atuação profissional e de aplicação dos seus conhecimentos e fomentando espaço para reflexão e crítica.

São realizadas palestras anuais na UFMG, abertas ao público e transmitidas via Web. Todo o material das palestras permanece disponível nesta página para consulta posterior. Os certificados são enviados aos participantes que assinam a lista de presença. Os certificados também são enviados para os que assistem a palestra via Web, após recebimento de comentários sobre a palestra pela coordenação do evento até o prazo estipulado a cada edição.

Primeira Palestra: A RDA COMO NOVO CÓDIGO DE CATALOGAÇÃO

Palestrante: Marcelo Votto Teixeira, bibliotecário da Universidade de Caxias do Sul.


Considerando o grande interesse atual sobre os estudos e as novas propostas normativas do campo da catalogação, o bibliotecário Marcelo Votto Teixeira, da Universidade de Caxias do Sul, RS, a primeira instituição da América Latina a fazer uso da RDA, ministrou palestra sobre o tema.

A palestra ocorreu no dia 12/06/2013, às 19 horas no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação - UFMG. 

Acesse o texto o vídeo da apresentação.

Segunda Palestra: O VOCABULÁRIO CONTROLADO USP: Elaboração, Implantação e gerenciamento: uma experiência profissional. 

Palestrante: Vânia Mara Alves Lima, professora de Biblioteconomia na ECA/USP

 

Levando em conta a demanda social por competências profissionais voltadas à construção e gestão de vocabulários controlados, divulgamos a palestra O Vocabulário Controlado USP: elaboração, implantação e gerenciamento: uma experiência profissional, pela professora Vânia Mara Alves Lima, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação, da ECA/USP, que atuou como bibliotecária coordenadora do projeto.

A palestra ocorreu no dia 05/09/2013, de 19:00 até 21:00 horas, no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação - UFMG. 

Acesse o textoo vídeo da apresentação.


Terceira Palestra: Documentação audiovisual: relato de experiência em biblioteca universitária

Palestrante: Marina Macambyra Bibliotecária ECA/USP, estudiosa e 'militante' do documento audiovisual 

 

Documentação audiovisual: relato de experiência em biblioteca universitária As técnicas de tratamento da informação utilizadas para documentos textuais são adequadas para documentos audiovisuais? O que precisa mudar? Essas questões serão discutidas a partir da exposição dos seguintes tópicos: desenvolvimento de metodologias específicas para tratamento de documentos audiovisuais com base nas demandas dos usuários; dificuldades na assimilação dessas experiências pelo sistema de bibliotecas; catalogação e indexação de filmes; apresentação do Manual de Catalogação de Filmes da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP ; e algumas questões ligadas ao tratamento de imagens da área de artes.

A palestra ocorreu no dia 13/10/2014 às 19 horas no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação, com transmissão online. 

Acesse o textoo vídeo da apresentação.

 

Quarta palestra: Relato de experiência de editor especializado na área da Biblioteconomia: Briquet de Lemos

Palestrante: Antonio Briquet de Lemos, bibliotecário, professor e editor especializado em Biblioteconomia.

 

Antonio Briquet de Lemos, graduado em Biblioteconomia pela Biblioteca Nacional e mestre na mesma área no Reino Unido, atuou como profissional bibliotecário, como professor da Universidade de Brasília e, desde 1993, como diretor da editora que leva seu nome, a mais importante do Brasil na área da Biblioteconomia. O papel de editor especializado que Briquet vem desempenhando fica evidente no reconhecimento dos livros publicados, uma vez que são presentes nas bibliografias das disciplinas de cursos de graduação e de pós-graduação e nas citações de trabalhos diversos. Briquet vai discorrer sobre a trajetória que permitiu a execução da atividade de editor especializado, os desafios colocados no caminho e o cenário atual marcado pela emergência das publicações eletrônicas frente às cópias produzidas indevidamente e distribuídas pela Internet. A formação em Biblioteconomia e a constante atualização sobre as questões da área na atuação do editor especializado demonstram mais uma das possibilidades profissionais que a Jornada de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária pretende continuar trazendo a público.

A palestra ocorreu no dia 29/08/2016, às 19:00, no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação - UFMG. 

Acesse o vídeo da palestra.


Quinta palestra: Desafios e oportunidades na atuação do bibliotecário clínico

Palestrante: bibliotecária Amanda Damasceno de Souza

 

Sobre a palestra:

Quais são os desafios e oportunidades para a atuação do bibliotecário? A partir de sua formação e experiência, a bibliotecária discorre sobre a forma de atuação de bibliotecário clínico em Oncologia e em Hospital geral e sobre as habilidades e formação necessárias ao bibliotecário clínico. Apresenta as necessidades específicas dos usuários de informação médica e os serviços desenvolvidos para esses usuários, como desenvolvimento de acervo especializado em Medicina, pesquisa em fontes especializadas, normalização e orientação de trabalhos científicos, uso de normas Vancouver e ontologias biomédicas.

 

Sobre a palestrante:

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Bibliotecária do Centro de Estudos do Núcleo de Ciências da Saúde Felício Rocho. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Felício Rocho. Membro do Conselho Cientifico da Casa de Apoio à Crianças e Adolescentes com Câncer (AURA). Ampla experiência em Informação em Saúde, Normalização e Pesquisa Bibliográfica. Atualmente pesquisa as Ontologias Biomédicas no domínio das Leucemias. 

A palestra ocorreu no dia 03/04/2017, às 19 horas, no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Acesse o texto e o vídeo da palestra.

 

Sexta palestra: Trabalha com o quê, mesmo??? Computador? O bibliotecário de sistemas

Palestrante: Letícia Caldas 


Sobre a palestrante:

Letícia Caldas graduou-se em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Iniciou sua carreira na PUCRS onde, paralelamente às atividades regulares da biblioteca, dedicou-se ao gerenciamento do sistema de automação lá utilizado. Especializou-se na área de sistemas, participando como consultora na informatização de pequenas bibliotecas. Atualmente, possui um escritório de representanção exclusiva, no Brasil, da Ex Libris, empresa israelense que desenvolve sistemas de automação com foco em bibliotecas universitárias, dentre os quais destacam-se o Sistema Integrado de Automação de Bibliotecas Aleph 500 e o Sistema de Descoberta Primo. Entre as atividades que desenvolve, está a implantação destes sistemas, treinamento (tanto para a equipe que fará o gerenciamento como para a equipe que utilizará o sistema) e suporte, além da gerência de projetos e gestão do escritório. 

A palestra ocorrerá no dia 12/06/2019, às 19 horas, no Auditório 1, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), da UFMG, com transmissão ao vivo pelo endereço:https://youtu.be/Gyk_dsVy8EM.

O texto e o vídeo da palestra serão disponibilizados posteriormente.


 



This is Schools Diazo Plone Theme