Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / NÚCLEO DE APOIO A PESQUISA - NAPQ

NÚCLEO DE APOIO A PESQUISA - NAPQ

Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) possui como objetivo incentivar o corpo docente, os núcleos e os grupos de pesquisa da ECI na realização de pesquisas e contribuir para a integração de bolsistas discentes nestas atividades. Atua também como elemento de ligação entre a Escola, a Pró-reitoria de Pesquisa e outras unidades externas.

O Programa de Iniciação Científica tem como objetivo central despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. Esta participação pode estar vinculada ao recebimento de bolsas de incentivo ou ser voluntária. No primeiro caso, as bolsas são originadas de órgãos de fomento (como a Fapemig e o CNPq). Existe ainda a bolsa indústria, financiada por empresas da iniciativa privada que trabalham em parceria com a Escola de Veterinária, dotando bolsas para pesquisadores específicos da Unidade.

Os projetos, sempre orientados por pesquisadores qualificados e/ou por grupos de pesquisa experientes, geralmente culminam com a publicação de trabalhos científicos. A Iniciação Científica também serve de incentivo à formação dos novos pesquisadores com vistas à continuidade de sua formação científica, incentivando seu ingresso na pós-graduação.  O programa torna possível a aprendizagem de técnicas e métodos e o desenvolvimento do pensar e do criar científicos, assim como aprimora o espírito crítico, preparando o aluno para futuras pesquisas.

A iniciação científica complementa o aprendizado acadêmico, uma vez que proporciona a oportunidade de aplicar informações sedimentadas a partir da graduação na formação do conhecimento científico. Também permite entender que a ciência não é estática e que é possível contribuir para a evolução do conhecimento.

Outro benefício é o intercâmbio entre alunos e professores dentro e entre as unidades da UFMG, já que a maioria das pesquisas abrange diferentes áreas do conhecimento, além da oportunidade de participação em congressos, simpósios, encontros, palestras, entre outros, melhorando contato destes alunos com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Coordenador:
Profª. Elisângela Cristina Aganette
Secretaria:
 Sandra Elena
Telefone: (31) 3409-5203
E-mail: napq@eci.ufmg.br

Manual de Apoio ao Usuário do Sistema de Fomento - PRPQ

Grupos de Pesquisa - Registro CNPq

Semana de Iniciação Cientîfica

Semana do Conhecimento 2016

Curso de especialização será ofertado no primeiro semestre 22/02/2017
Disponibilização das Atas 17/02/2017